SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23PEDAGOGÍA DEL OPRIMIDO COMO REFERENCIA: 50 AÑOS DE DATOS GEO-HISTÓRICOS (1968-2017) Y EL PERFIL DE SU LECTORPOEMA PEDAGÓGICO: SOCIABILIDAD Y RETÓRICA EN LA EDIFICACIÓN DE LA PEDAGOGÍA DE ANTON MAKARENKO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

MORAES, Felipe Tavares de. JOSÉ VERÍSSIMO, UM CLÁSSICO BRASILEIRO: A ANTOLOGIA ESCOLAR COMO CANONIZAÇÃO LITERÁRIA E FORMAÇÃO DE LEITORES. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e87137.  Epub 13-Sep-2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/87137.

Analisa-se neste artigo a antologia escolar “José Veríssimo - Crítica”, seleção e estudo crítico de Olívio Montenegro, editado pela Editora Agir, na coleção “Nossos Clássicos” (1958), como uma forma de recepção e seleção dos estudos literários da extensa obra histórica, educacional, etnográfica e literária de José Veríssimo. Argumenta-se que esta antologia escolar registrou o processo de canonização literária de José Veríssimo como crítico literário e, a partir disso, produziu o processo de formação de leitores ao aderir uma chave de leitura sobre a obra de José Veríssimo: a transformação em clássico brasileiro na consagração do crítico literário - contribuindo para um silêncio bibliográfico sobre os seus estudos dedicados a sociedade e a cultura amazônica oitocentista.

Palabras clave : José Veríssimo; antologia escolar; formação de leitores; canonização literária.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )