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História da Educação
versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459
Resumen
MORAES, Felipe Tavares de. JOSÉ VERÍSSIMO, UM CLÁSSICO BRASILEIRO: A ANTOLOGIA ESCOLAR COMO CANONIZAÇÃO LITERÁRIA E FORMAÇÃO DE LEITORES. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e87137. Epub 13-Sep-2019. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/87137.
Analisa-se neste artigo a antologia escolar “José Veríssimo - Crítica”, seleção e estudo crítico de Olívio Montenegro, editado pela Editora Agir, na coleção “Nossos Clássicos” (1958), como uma forma de recepção e seleção dos estudos literários da extensa obra histórica, educacional, etnográfica e literária de José Veríssimo. Argumenta-se que esta antologia escolar registrou o processo de canonização literária de José Veríssimo como crítico literário e, a partir disso, produziu o processo de formação de leitores ao aderir uma chave de leitura sobre a obra de José Veríssimo: a transformação em clássico brasileiro na consagração do crítico literário - contribuindo para um silêncio bibliográfico sobre os seus estudos dedicados a sociedade e a cultura amazônica oitocentista.
Palabras clave : José Veríssimo; antologia escolar; formação de leitores; canonização literária.