SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23PEDAGOGIA DO OPRIMIDO COMO REFERÊNCIA: 50 ANOS DE DADOS GEOHISTÓRICOS (1968-2017) E O PERFIL DE SEU LEITORPOEMA PEDAGÓGICO: SOCIABILIDADES E RETÓRICA NA EDIFICAÇÃO DA PEDAGOGIA DE ANTON MAKARENKO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

MORAES, Felipe Tavares de. JOSÉ VERÍSSIMO, UM CLÁSSICO BRASILEIRO: A ANTOLOGIA ESCOLAR COMO CANONIZAÇÃO LITERÁRIA E FORMAÇÃO DE LEITORES. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e87137.  Epub 13-Set-2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/87137.

Analisa-se neste artigo a antologia escolar “José Veríssimo - Crítica”, seleção e estudo crítico de Olívio Montenegro, editado pela Editora Agir, na coleção “Nossos Clássicos” (1958), como uma forma de recepção e seleção dos estudos literários da extensa obra histórica, educacional, etnográfica e literária de José Veríssimo. Argumenta-se que esta antologia escolar registrou o processo de canonização literária de José Veríssimo como crítico literário e, a partir disso, produziu o processo de formação de leitores ao aderir uma chave de leitura sobre a obra de José Veríssimo: a transformação em clássico brasileiro na consagração do crítico literário - contribuindo para um silêncio bibliográfico sobre os seus estudos dedicados a sociedade e a cultura amazônica oitocentista.

Palavras-chave : José Veríssimo; antologia escolar; formação de leitores; canonização literária.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )