SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23JOSÉ VERÍSSIMO, A BRAZILIAN CLASSIC: SCHOOL ANTHOLOGY AS LITERARY CANONIZATION AND TRAINING OF READERSA GRAMÁTICA DAS CRIANCINHAS: AN INNOVATIVE PROJECT OF THE EDUCATOR VIRGÍNIA GERSÃO author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

XAVIER, Cristiane Fernanda  and  STEFFENS, Marcelo Hornos. POEMA PEDAGÓGICO: SOCIABILIDADES E RETÓRICA NA EDIFICAÇÃO DA PEDAGOGIA DE ANTON MAKARENKO. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e87461.  Epub Sep 13, 2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/87461.

O objetivo deste trabalho é discutir o processo de edificação, validação e circulação da pedagogia de Anton Makarenko no contexto da Rússia pós-revolução. Por meio do exame da retórica e das sociabilidades intelectuais construídas e mobilizadas por Makarenko na produção e divulgação da sua obra Poema Pedagógico é possível verificar que o autor se esforçou para construir a ideia de uma conexão desinteressada com Máximo Gorki - figura central na promoção da sua obra - e de que a sua pedagogia fora desenvolvida à margem do oficial. Paradoxalmente, Poema Pedagógico se apresenta vinculada ao projeto revolucionário soviético na mesma medida em que buscou atender aos requisitos de uma literatura soviética nos moldes propostos pelo próprio Gorki.

Keywords : história dos intelectuais; história da educação; narrativas memorialísticas; história da União Soviética.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )