SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23JOSÉ VERÍSSIMO, UN CLÁSICO BRASILEÑO: LA ANTOLOGÍA ESCOLAR COMO CANONIZACIÓN LITERARIA Y FORMACIÓN DE LECTORESA GRAMÁTICA DAS CRIANCINHAS: UN PROYECTO INNOVADOR DE LA EDUCADORA PORTUGUESA VIRGÍNIA GERSÃO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

XAVIER, Cristiane Fernanda  y  STEFFENS, Marcelo Hornos. POEMA PEDAGÓGICO: SOCIABILIDADES E RETÓRICA NA EDIFICAÇÃO DA PEDAGOGIA DE ANTON MAKARENKO. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e87461.  Epub 13-Sep-2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/87461.

O objetivo deste trabalho é discutir o processo de edificação, validação e circulação da pedagogia de Anton Makarenko no contexto da Rússia pós-revolução. Por meio do exame da retórica e das sociabilidades intelectuais construídas e mobilizadas por Makarenko na produção e divulgação da sua obra Poema Pedagógico é possível verificar que o autor se esforçou para construir a ideia de uma conexão desinteressada com Máximo Gorki - figura central na promoção da sua obra - e de que a sua pedagogia fora desenvolvida à margem do oficial. Paradoxalmente, Poema Pedagógico se apresenta vinculada ao projeto revolucionário soviético na mesma medida em que buscou atender aos requisitos de uma literatura soviética nos moldes propostos pelo próprio Gorki.

Palabras clave : história dos intelectuais; história da educação; narrativas memorialísticas; história da União Soviética.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )