SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23JOSÉ VERÍSSIMO, UM CLÁSSICO BRASILEIRO: A ANTOLOGIA ESCOLAR COMO CANONIZAÇÃO LITERÁRIA E FORMAÇÃO DE LEITORESA GRAMÁTICA DAS CRIANCINHAS: UM PROJETO INOVADOR DA EDUCADORA PORTUGUESA VIRGÍNIA GERSÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

XAVIER, Cristiane Fernanda  e  STEFFENS, Marcelo Hornos. POEMA PEDAGÓGICO: SOCIABILIDADES E RETÓRICA NA EDIFICAÇÃO DA PEDAGOGIA DE ANTON MAKARENKO. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e87461.  Epub 13-Set-2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/87461.

O objetivo deste trabalho é discutir o processo de edificação, validação e circulação da pedagogia de Anton Makarenko no contexto da Rússia pós-revolução. Por meio do exame da retórica e das sociabilidades intelectuais construídas e mobilizadas por Makarenko na produção e divulgação da sua obra Poema Pedagógico é possível verificar que o autor se esforçou para construir a ideia de uma conexão desinteressada com Máximo Gorki - figura central na promoção da sua obra - e de que a sua pedagogia fora desenvolvida à margem do oficial. Paradoxalmente, Poema Pedagógico se apresenta vinculada ao projeto revolucionário soviético na mesma medida em que buscou atender aos requisitos de uma literatura soviética nos moldes propostos pelo próprio Gorki.

Palavras-chave : história dos intelectuais; história da educação; narrativas memorialísticas; história da União Soviética.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )