SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23POEMA PEDAGOGICO: SOCIABILITIES AND RHETORICS IN THE EDUCATION OF ANTON MAKARENKO'S PEDAGOGYPROFESSIONALS KNOWLEDGE OF THE GEOMETRY TEACHER: BELGIAN PROPOSALS IN LUIZ REIS' REPORT (1892) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

COELHO, Sónia  and  FONTES, Susana. A GRAMÁTICA DAS CRIANCINHAS: UM PROJETO INOVADOR DA EDUCADORA PORTUGUESA VIRGÍNIA GERSÃO. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e87497.  Epub Sep 13, 2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/87497.

No presente artigo, temos como objetivo dar a conhecer e analisar A gramática das criancinhas (1921), uma obra redigida pela então professora portuguesa Virgínia Faria Gersão (1896-1974), para o ensino da gramática nos primeiros anos escolares. A abordagem bastante original que a autora confere ao texto faz desta obra um documento de elevado interesse para a história do ensino gramatical em Portugal. Nesta investigação, é nosso objetivo levar a cabo uma análise das estratégias usadas pela autora na explicação dos conteúdos gramaticais, criadas com o propósito de facilitar a aprendizagem dos alunos. O nosso estudo permite-nos concluir que o seu pensamento pedagógico faz eco das principais correntes da época, revelando ainda pertinência na atualidade.

Keywords : Virgínia Faria Gersão; A gramática das criancinhas; ensino primário; língua materna; estratégias didáticas; ensino gramatical.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )