SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23POEMA PEDAGÓGICO: SOCIABILIDAD Y RETÓRICA EN LA EDIFICACIÓN DE LA PEDAGOGÍA DE ANTON MAKARENKOSABERES PROFESIONALES DEL PROFESOR QUE ENSEÑA GEOMETRÍA: PROPUESTAS BELGAS EN EL INFORME DE LUIZ REIS (1892) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

COELHO, Sónia  y  FONTES, Susana. A GRAMÁTICA DAS CRIANCINHAS: UM PROJETO INOVADOR DA EDUCADORA PORTUGUESA VIRGÍNIA GERSÃO. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e87497.  Epub 13-Sep-2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/87497.

No presente artigo, temos como objetivo dar a conhecer e analisar A gramática das criancinhas (1921), uma obra redigida pela então professora portuguesa Virgínia Faria Gersão (1896-1974), para o ensino da gramática nos primeiros anos escolares. A abordagem bastante original que a autora confere ao texto faz desta obra um documento de elevado interesse para a história do ensino gramatical em Portugal. Nesta investigação, é nosso objetivo levar a cabo uma análise das estratégias usadas pela autora na explicação dos conteúdos gramaticais, criadas com o propósito de facilitar a aprendizagem dos alunos. O nosso estudo permite-nos concluir que o seu pensamento pedagógico faz eco das principais correntes da época, revelando ainda pertinência na atualidade.

Palabras clave : Virgínia Faria Gersão; A gramática das criancinhas; ensino primário; língua materna; estratégias didáticas; ensino gramatical.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )