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História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

VELASCO, Miriam Sonlleva. GREVES E ARMAS NA CRUZ: O CASTIGO ESCOLAR NA ESCOLA PÚBLICA FRANQUISTA (1938-1951). Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e87583.  Epub 13-Set-2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/87583.

A disciplina escolar é um dos fenômenos mais presentes na história da educação. A investigação que apresentamos tenta saber como esta disciplina foi vivida nas escolas franquistas públicas. Para isso, utilizamos o método biográfico-narrativo, baseado em quatro histórias de vida de dois homens e duas mulheres, que viveram sua escolaridade na Espanha entre 1938 e 1951. Seus depoimentos revelam como a professora foi apresentada como figura-chave da doutrinação de menores e suas ações foram apoiadas por famílias, pela Igreja e pelo Estado. As punições físicas e psicológicas sofridas pelos escolares condicionaram a vida adulta e permaneceram intactas em sua memória, mostrando como a educação autoritária influencia negativamente as biografias de todos os que sofreram durante a infância.

Palavras-chave : disciplina escolar; franquismo; infância; memória; oralidade.

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