SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24THE INSTITUTIONALIZATION OF THE TRAINING OF RURAL TEACHERS IN THE PROVINCE OF ENTRE RÍOS (ARGENTINA, 1894 -1914) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

BEZERRA, Giovani Ferreira  and  FURTADO, Alessandra Cristina. Formação de profissionais especializados para educação de excepcionais: proposições e representações a partir do impresso periódico Mensagem da APAE (1963-1973). Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e88388.  Epub Feb 21, 2020. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/88388.

Este artigo aborda como era tematizada e representada a formação de profissionais especializados para a educação de excepcionais, sob o influxo da Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), entre as décadas de 1960 e 1970, no Brasil, a partir da perspectiva historiográfica da Nova História Cultural. Para tanto, recorreu-se, como fonte de pesquisa, ao impresso periódico Mensagem da Apae, publicação oficial da Federação das Apaes, em seus primeiros dez anos de existência (1963-1973). Pôde-se concluir que tal Federação e suas filiadas buscaram (con)formar, mediante anúncios de cursos divulgados no impresso, um modelo de docente e de técnicos especializados na educação de excepcionais segundo a racionalidade instrumental em vigor naquele período.

Keywords : Educação de Excepcionais; Formação docente; História da Educação Especial; Imprensa Periódica.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )