História da Educação
Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459
Abstract
CIAN, Janet Priscila. A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES RURAIS NA PROVÍNCIA DE ENTRE RÍOS (ARGENTINA, 1894 -1914). Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e91406. Epub Feb 21, 2020. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/91406.
Este artigo apresenta uma investigação sobre as políticas de formação de professores rurais desenvolvidas na província de Entre Ríos entre 1894 e 1914. Para isto, são examinadas as instituições criadas para tal fim, especialmente após a reforma constitucional de 1903, isto é, a Escola Normal Rural "Juan Bautista Alberdi" e os Cursos Temporários para professores em exercício e aspirantes. A articulação de ambas as propostas significou um caminho para melhorar a preparação dos professores rurais e sua hierarquia profissional, colaborando no processo de nacionalização da população imigrante radicada na província, através da disseminação de conhecimentos e práticas agrícolas.
Keywords : Educação Rural,Escola Normal Rural; Imigração.