SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24LA INSTITUCIONALIZACIÓN DE LA FORMACIÓN DE LOS MAESTROS RURALES em LA PROVINCIA DE ENTRE RÍOS (aRGENTINA, 1894-1914)“UNA SOCIETÀ SENZA SCUOLA È UN CORPO SENZ’ANIMA”:LAS ESCUELAS ITALIANAS DE PELOTAS/RS MANTIDAS POR LAS SOCIEDADES DE MUTUO SOCORRO EN EL SIGLO XIX índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

PANIZZOLO, Claudia. A ESCOLA ÉTNICA NA CIDADE DE SÃO PAULO E OS PRIMEIROS TONS DE UMA IDENTIDADE ITALIANA (1887-1912). Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e91636.  Epub 21-Feb-2020. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/91636.

O objetivo deste artigo é compreender a organização das escolas étnicas italianas estabelecidas na cidade de São Paulo como espaços de constituição de uma identidade nacional, uma italianidade. Para a construção do texto procedeu-se à análise documental de fontes, como estatutos, normas e programas para o funcionamento das escolas italianas; documentos do Ministério das Relações Exteriores da Itália; Anuários das escolas italianas no exterior; ordenamentos legais; jornais, livros, dentre outros. Os limites temporais referem-se ao período demarcado, de um lado, pela criação das escolas, e de outro pela produção de documentação normativa. Recorreu-se à categoria etnia como pilar de sustentação da análise empreendida.

Palabras clave : escolas étnicas; imigrantes italianos; escola elementar; São Paulo.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )