SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24UNA SOCIETÀ SENZA SCUOLA È UN CORPO SENZ’ANIMA”: ITALIAN SCHOOLS MAINTAINED BY MUTUAL SUPPORT SOCIETIES IN PELOTAS, RS (BRAZIL) IN THE 19TH CENTURYMISTAKES THAT CAN BE CORRECTED OR AVOIDED: LEONOR POSADA’S ADVICES TO GIRLS (1950’s) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

LAVERDE, Albenise  and  OLIVEIRA, Cláudia Terezinha de Andrade. AS ENTIDADES NACIONAIS NA POLÍTICA EDUCACIONAL DAS ESCOLAS DE ARQUITETURA E URBANISMO DO BRASIL- ENTENDIMENTOS SOBRE A ÁREA DA TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e92558.  Epub Feb 21, 2020. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/92558.

O presente artigo investiga as principais discussões e ações realizadas ao longo da criação dos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil, conduzidas por Instituições de Ensino e por Entidades Governamentais e Associativas envolvidas com a questão educacional, com especial atenção à análise das estratégias e proposições direcionadas às práticas experimentais e melhoria do ensino da Tecnologia da Construção. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir da triangulação de dados obtidos em diferentes fontes bibliográficas e documentais e pela análise de 21 Projetos Pedagógicos de escolas públicas de Arquitetura e Urbanismo implantadas em diferentes períodos históricos e em distintas regiões do país, além de entrevistas e visitas técnicas. Os resultados possibilitaram compreender as diferentes variáveis que influenciaram na atual estruturação da área da Tecnologia da Construção, algo que não se resume ao plano teórico dos Projetos Pedagógicos de curso, mas a uma dimensão mais ampla, como os aspectos político-educacionais, estruturais e socioeconômicos.

Keywords : Entidades Nacionais; Ensino de Arquitetura; Tecnologia da Construção; Espaços experimentais.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )