SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24“UNA SOCIETÀ SENZA SCUOLA È UN CORPO SENZ’ANIMA”: AS ESCOLAS ITALIANAS DE PELOTAS/RS MANTIDAS PELAS SOCIEDADES DE MÚTUO SOCORRO NO SÉCULO XIXErros que podem ser corrigidos ou evitados: Conselhos de leonor posada às meninas (década de 1950) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

LAVERDE, Albenise  e  OLIVEIRA, Cláudia Terezinha de Andrade. AS ENTIDADES NACIONAIS NA POLÍTICA EDUCACIONAL DAS ESCOLAS DE ARQUITETURA E URBANISMO DO BRASIL- ENTENDIMENTOS SOBRE A ÁREA DA TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e92558.  Epub 21-Fev-2020. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/92558.

O presente artigo investiga as principais discussões e ações realizadas ao longo da criação dos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil, conduzidas por Instituições de Ensino e por Entidades Governamentais e Associativas envolvidas com a questão educacional, com especial atenção à análise das estratégias e proposições direcionadas às práticas experimentais e melhoria do ensino da Tecnologia da Construção. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir da triangulação de dados obtidos em diferentes fontes bibliográficas e documentais e pela análise de 21 Projetos Pedagógicos de escolas públicas de Arquitetura e Urbanismo implantadas em diferentes períodos históricos e em distintas regiões do país, além de entrevistas e visitas técnicas. Os resultados possibilitaram compreender as diferentes variáveis que influenciaram na atual estruturação da área da Tecnologia da Construção, algo que não se resume ao plano teórico dos Projetos Pedagógicos de curso, mas a uma dimensão mais ampla, como os aspectos político-educacionais, estruturais e socioeconômicos.

Palavras-chave : Entidades Nacionais; Ensino de Arquitetura; Tecnologia da Construção; Espaços experimentais.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )