SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24LAS ENTIDADES NACIONALES EN LA POLÍTICA EDUCACIONAL DE LAS ESCUELAS DE ARQUITECTURA Y URBANISMO DE BRASIL - ENTENDIMENTOS SOBRE EL ÁREA DE LA TECNOLOGÍA DE LA CONSTRUCCIÓNLA PRENSA PEDAGÓGICA Y EDUCACIÓN EN PARÁ EN DÍAS DE REPÚBLICA: EL PERIÓDICO A ESCOLA Y LA REVISTA DO ENSINO COMO INSTITUCIONES DE FORMACIÓN (1900-1912) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

ROVERI, Fernanda Theodoro. Erros que podem ser corrigidos ou evitados: Conselhos de leonor posada às meninas (década de 1950). Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e92581.  Epub 21-Feb-2020. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/92581.

A escritora e professora Leonor Posada (1893-1960) foi uma expressiva colaboradora das revistas infantojuvenis da editora O Malho. Seus textos correspondiam ao propósito dos editores de atingir o público escolar, servindo tanto para o divertimento quanto para a instrução das crianças. O artigo apresenta alguns textos da revista Cirandinha e analisa como eles contribuíram para a educação de meninas durante os anos de 1950. A partir da perspectiva da História Cultural, realiza-se a discussão bibliográfica e a análise de fontes históricas da imprensa escrita. Como resultado, conclui-se que as revistas foram um dos veículos de produção de discursos e de representações sobre a infância, para os quais a participação de Leonor Posada foi essencial na difusão de conselhos e prescrições às meninas.

Palabras clave : Leonor Posada; revistas infantis; literatura infantil; educação feminina.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )