SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24MISTAKES THAT CAN BE CORRECTED OR AVOIDED: LEONOR POSADA’S ADVICES TO GIRLS (1950’s)TEACHING WORK DURING THE CHILEAN CIVIC-MILITARY DICTATORSHIP (1973-1990): AN OVERVIEW FROM PUBLIC EDUCATIONAL POLICIES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

SANTOS, Darlene Monteiro dos  and  FRANCA, Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino de. A IMPRENSA PEDAGÓGICA NO PARÁ EM DIAS DE REPÚBLICA: A REVISTA A ESCOLA E A REVISTA DO ENSINO COMO INSTITUIÇÕES DE FORMAÇÃO (1900-1912). Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e92639.  Epub Feb 21, 2020. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/92639.

Este artigo analisa como a Revista A Escola e a Revista do Ensino figuraram no cenário cultural e político da educação primária como instituições formadoras de professores no Pará, de 1900 a 1912. Tem como fontes a revista A Escola, com edições de 1900 a 1904 e a Revista do Ensino de 1911 a 1912. Esses impressos estavam sob a tutela do Estado republicano e se tornaram espaços de formação de professores primários. Suas páginas divulgavam orientações para as práticas pedagógicas dos professores e afirmaram protagonismo dos impressos A Escola e Revista do Ensino como mecanismos institucionais e culturais, essenciais para educar, instruir, civilizar, ordenar e moralizar a criança republicana.

Keywords : Imprensa Pedagógica; Educação Primária; Estado Republicano; Instituições de Formação.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )