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História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

SANTOS, Darlene Monteiro dos  y  FRANCA, Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino de. A IMPRENSA PEDAGÓGICA NO PARÁ EM DIAS DE REPÚBLICA: A REVISTA A ESCOLA E A REVISTA DO ENSINO COMO INSTITUIÇÕES DE FORMAÇÃO (1900-1912). Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e92639.  Epub 21-Feb-2020. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/92639.

Este artigo analisa como a Revista A Escola e a Revista do Ensino figuraram no cenário cultural e político da educação primária como instituições formadoras de professores no Pará, de 1900 a 1912. Tem como fontes a revista A Escola, com edições de 1900 a 1904 e a Revista do Ensino de 1911 a 1912. Esses impressos estavam sob a tutela do Estado republicano e se tornaram espaços de formação de professores primários. Suas páginas divulgavam orientações para as práticas pedagógicas dos professores e afirmaram protagonismo dos impressos A Escola e Revista do Ensino como mecanismos institucionais e culturais, essenciais para educar, instruir, civilizar, ordenar e moralizar a criança republicana.

Palabras clave : Imprensa Pedagógica; Educação Primária; Estado Republicano; Instituições de Formação.

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