SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24TEACHING WORK DURING THE CHILEAN CIVIC-MILITARY DICTATORSHIP (1973-1990): AN OVERVIEW FROM PUBLIC EDUCATIONAL POLICIESTHE SERIES OF READING BOOKS FOR LATIN AMERICA IN THE CONTEXT OF THE POLICY OF THE INSTITUTE OF INTER-AMERICAN AFFAIRS (USA) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

LAPA, Dayse Araujo  and  AMORIM, Simone Silveira. O ENCONTRO DAS LINHAS: CIDADE DE ARACAJU E GRUPOS ESCOLARES (1914-1925). Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e93420.  Epub Feb 21, 2020. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/93420.

Este artigo desvela aspectos da história da educação e os inter-relaciona com a cidade, suas tramas e estratégias de circulação e ocupação do espaço urbano para, a partir dessas linhas, perceber a cidade e seus condicionantes que se entreteceram na estruturação e institucionalização da escola pública primária, na modalidade Grupo Escolar. A transformação gerada, para poucos, pela construção e inauguração dessas instituições em Aracaju, com seus exuberantes edifícios ecléticos, em contraste com muitas ruas de terra batida e moradias de casas simples, é a face mais visível para criar a identidade dessa escola idealizada pela República.

Keywords : história da educação; representação coletiva; normatização.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )