SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24EL TRABAJO DOCENTE DURANTE LA DICTADURA CÍVICO-MILITAR EN CHILE (1973-1990): UNA MIRADA DESDE LAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONALESLA SERIE DE LIBROS DE LECTURA PARA AMÉRICA LATINA EN EL CONTEXTO DE LA POLÍTICA DEL INSTITUTE OF INTER-AMERICAN AFFAIRS (USA) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

LAPA, Dayse Araujo  y  AMORIM, Simone Silveira. O ENCONTRO DAS LINHAS: CIDADE DE ARACAJU E GRUPOS ESCOLARES (1914-1925). Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e93420.  Epub 21-Feb-2020. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/93420.

Este artigo desvela aspectos da história da educação e os inter-relaciona com a cidade, suas tramas e estratégias de circulação e ocupação do espaço urbano para, a partir dessas linhas, perceber a cidade e seus condicionantes que se entreteceram na estruturação e institucionalização da escola pública primária, na modalidade Grupo Escolar. A transformação gerada, para poucos, pela construção e inauguração dessas instituições em Aracaju, com seus exuberantes edifícios ecléticos, em contraste com muitas ruas de terra batida e moradias de casas simples, é a face mais visível para criar a identidade dessa escola idealizada pela República.

Palabras clave : história da educação; representação coletiva; normatização.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )