SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24O TRABALHO DOCENTE DURANTE A DITADURA CIVIL-MILITAR NO CHILE (1973-1990): UM OLHAR DESDE AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAISA SÉRIE DE LIVROS DE LEITURA PARA A AMÉRICA LATINA NO CONTEXTO DA POLÍTICA DO INSTITUTE OF INTER-AMERICAN AFFAIRS (USA) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

LAPA, Dayse Araujo  e  AMORIM, Simone Silveira. O ENCONTRO DAS LINHAS: CIDADE DE ARACAJU E GRUPOS ESCOLARES (1914-1925). Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e93420.  Epub 21-Fev-2020. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/93420.

Este artigo desvela aspectos da história da educação e os inter-relaciona com a cidade, suas tramas e estratégias de circulação e ocupação do espaço urbano para, a partir dessas linhas, perceber a cidade e seus condicionantes que se entreteceram na estruturação e institucionalização da escola pública primária, na modalidade Grupo Escolar. A transformação gerada, para poucos, pela construção e inauguração dessas instituições em Aracaju, com seus exuberantes edifícios ecléticos, em contraste com muitas ruas de terra batida e moradias de casas simples, é a face mais visível para criar a identidade dessa escola idealizada pela República.

Palavras-chave : história da educação; representação coletiva; normatização.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )