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História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

PERES, Eliane. A SÉRIE DE LIVROS DE LEITURA PARA A AMÉRICA LATINA NO CONTEXTO DA POLÍTICA DO INSTITUTE OF INTER-AMERICAN AFFAIRS (USA). Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e93692.  Epub 21-Feb-2020. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/93692.

Este artigo analisa uma série de livros de leitura produzida nos anos de 1940, no contexto da política norte-americana para a América Latina, conhecida como “Política da Boa Vizinhança”. A produção desses livros resultou de um acordo assinado, em 1944, entre a Divisão de Educação do então denominado Inter-American Educational Foundation, Inc., (renomeado, em 1947, como Institute of Inter-American Affairs, IIAA) e o Ministério da Educação da Guatemala. O objetivo era, contudo, que essa série fosse usada nos demais países da América do Sul e da América Central. A análise dos sete livros evidencia que havia uma estreita correlação entre os conteúdos neles apresentados e os objetivos dos programas de cooperação, revelando nitidamente uma intencionalidade civilizatória dos Estados Unidos para com os países da América Latina.

Palabras clave : livros didáticos; livros de leitura; Estados Unidos; América Latina.

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