SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24THE SERIES OF READING BOOKS FOR LATIN AMERICA IN THE CONTEXT OF THE POLICY OF THE INSTITUTE OF INTER-AMERICAN AFFAIRS (USA)FEMALE WRITINGS IN A NINETEENTH CENTURY HOUSE: MEMORIES ABOUT VISCONDESS OF ARCOZELO'S DIARY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

OLIVEIRA, Marcus Taborda de. PESQUISAS SOBRE A EDUCAÇÃO DOS SENTIDOS E DAS SENSIBILIDADES NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: ALGUMAS INDICAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e97469.  Epub Feb 21, 2020. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/97469.

O trabalho foca em alguns pressupostos teórico-metodológicos para pensar as pesquisas sobre a história da educação dos sentidos e das sensibilidades. Mobiliza autores que refletem sobre a experiência e a materialidade da vida, sugerindo que os corpos ocupam um entre-lugar nas relações entre natureza e cultura. Defende que que a sua educação é sempre dialógica, contrapondo-se ao hipersubjetivismo contemporâneo. Finaliza oferecendo exemplos de trabalhos neste âmbito de estudos.

Keywords : história social da educação; história da educação dos sentidos e das sensibilidades; historiografia.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )