SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24LA SERIE DE LIBROS DE LECTURA PARA AMÉRICA LATINA EN EL CONTEXTO DE LA POLÍTICA DEL INSTITUTE OF INTER-AMERICAN AFFAIRS (USA)ESCRITOS FEMENINOS EN LA CASA OCHOCENTISTA: RECUERDOS SOBRE EL DIARIO DE LA VISCONDEZA DE ARCOZELO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

OLIVEIRA, Marcus Taborda de. PESQUISAS SOBRE A EDUCAÇÃO DOS SENTIDOS E DAS SENSIBILIDADES NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: ALGUMAS INDICAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e97469.  Epub 21-Feb-2020. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/97469.

O trabalho foca em alguns pressupostos teórico-metodológicos para pensar as pesquisas sobre a história da educação dos sentidos e das sensibilidades. Mobiliza autores que refletem sobre a experiência e a materialidade da vida, sugerindo que os corpos ocupam um entre-lugar nas relações entre natureza e cultura. Defende que que a sua educação é sempre dialógica, contrapondo-se ao hipersubjetivismo contemporâneo. Finaliza oferecendo exemplos de trabalhos neste âmbito de estudos.

Palabras clave : história social da educação; história da educação dos sentidos e das sensibilidades; historiografia.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )