SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24A SÉRIE DE LIVROS DE LEITURA PARA A AMÉRICA LATINA NO CONTEXTO DA POLÍTICA DO INSTITUTE OF INTER-AMERICAN AFFAIRS (USA)Escritas FEMININAS na casA oitocentista: memórias sobre o diário da viscondessa de arcozelo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

OLIVEIRA, Marcus Taborda de. PESQUISAS SOBRE A EDUCAÇÃO DOS SENTIDOS E DAS SENSIBILIDADES NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: ALGUMAS INDICAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e97469.  Epub 21-Fev-2020. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/97469.

O trabalho foca em alguns pressupostos teórico-metodológicos para pensar as pesquisas sobre a história da educação dos sentidos e das sensibilidades. Mobiliza autores que refletem sobre a experiência e a materialidade da vida, sugerindo que os corpos ocupam um entre-lugar nas relações entre natureza e cultura. Defende que que a sua educação é sempre dialógica, contrapondo-se ao hipersubjetivismo contemporâneo. Finaliza oferecendo exemplos de trabalhos neste âmbito de estudos.

Palavras-chave : história social da educação; história da educação dos sentidos e das sensibilidades; historiografia.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )