SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24FEMALE WRITINGS IN A NINETEENTH CENTURY HOUSE: MEMORIES ABOUT VISCONDESS OF ARCOZELO'S DIARYEPISTOLARY EDUCATION: LETTER EXCHANGES AMONG VICTORIAN MIDDLE-CLASS WOMEN AS SOURCES OF SELF-DEVELOPMENT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

CUNHA, Maria Teresa Santos. EU TE DEDICO: HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E SENSIBILIDADES NAS DEDICATÓRIAS DE LIVROS DE UM PROFESSOR CATARINENSE (1940-1980). Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e97920.  Epub Feb 21, 2020. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/97920.

O artigo objetiva inventariar e analisar dedicatórias que se encontram em livros pertencentes ao professor catarinense Victor Márcio Konder (1920-2005) cuja biblioteca pessoal encontra-se preservada no Instituto de Investigação e Documentação em Ciências Humanas (IDCH) ligado à UDESC/SC/Brasil. A análise destaca as dedicatórias como indicativas de circuitos de sociabilidades e como modo de identificar circulação, posse e consumo de livros. As dedicatórias são tratadas como atos de linguagem que extrapolam a função comunicativa e conectam-se às intenções dos sujeitos de atribuir autoridade ao que escrevem, produzir sensibilidades em seus interlocutores e, assim, criar fronteiras simbólicas de integração pessoal e afetiva. O estudo dialoga com as bibliotecas pessoais como patrimônios históricos-educativos e registram-se imagens fotográficas de modo a amparar visivelmente o trabalho desenvolvido.

Keywords : Dedicatórias; Bibliotecas Pessoais; História da Educação; Patrimônio Histórico-Educativo.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )