SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24ESCRITOS FEMENINOS EN LA CASA OCHOCENTISTA: RECUERDOS SOBRE EL DIARIO DE LA VISCONDEZA DE ARCOZELOLA EDUCACIÓN EPISTOLAR: los intercambios de cartas entre mujeres burguesas como fuente de desarrollo personal en la inglaterra victoriana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

CUNHA, Maria Teresa Santos. EU TE DEDICO: HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E SENSIBILIDADES NAS DEDICATÓRIAS DE LIVROS DE UM PROFESSOR CATARINENSE (1940-1980). Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e97920.  Epub 21-Feb-2020. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/97920.

O artigo objetiva inventariar e analisar dedicatórias que se encontram em livros pertencentes ao professor catarinense Victor Márcio Konder (1920-2005) cuja biblioteca pessoal encontra-se preservada no Instituto de Investigação e Documentação em Ciências Humanas (IDCH) ligado à UDESC/SC/Brasil. A análise destaca as dedicatórias como indicativas de circuitos de sociabilidades e como modo de identificar circulação, posse e consumo de livros. As dedicatórias são tratadas como atos de linguagem que extrapolam a função comunicativa e conectam-se às intenções dos sujeitos de atribuir autoridade ao que escrevem, produzir sensibilidades em seus interlocutores e, assim, criar fronteiras simbólicas de integração pessoal e afetiva. O estudo dialoga com as bibliotecas pessoais como patrimônios históricos-educativos e registram-se imagens fotográficas de modo a amparar visivelmente o trabalho desenvolvido.

Palabras clave : Dedicatórias; Bibliotecas Pessoais; História da Educação; Patrimônio Histórico-Educativo.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )