SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Escritas FEMININAS na casA oitocentista: memórias sobre o diário da viscondessa de arcozeloA EDUCAÇÃO EPISTOLAR: OS INTERCÂMBIOS DE CARTAS ENTRE MULHERES BURGUESAS COMO FUENTES DE DESARROLLO PESSOAL NA INGLATERRA VITORIANA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

CUNHA, Maria Teresa Santos. EU TE DEDICO: HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E SENSIBILIDADES NAS DEDICATÓRIAS DE LIVROS DE UM PROFESSOR CATARINENSE (1940-1980). Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e97920.  Epub 21-Fev-2020. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/97920.

O artigo objetiva inventariar e analisar dedicatórias que se encontram em livros pertencentes ao professor catarinense Victor Márcio Konder (1920-2005) cuja biblioteca pessoal encontra-se preservada no Instituto de Investigação e Documentação em Ciências Humanas (IDCH) ligado à UDESC/SC/Brasil. A análise destaca as dedicatórias como indicativas de circuitos de sociabilidades e como modo de identificar circulação, posse e consumo de livros. As dedicatórias são tratadas como atos de linguagem que extrapolam a função comunicativa e conectam-se às intenções dos sujeitos de atribuir autoridade ao que escrevem, produzir sensibilidades em seus interlocutores e, assim, criar fronteiras simbólicas de integração pessoal e afetiva. O estudo dialoga com as bibliotecas pessoais como patrimônios históricos-educativos e registram-se imagens fotográficas de modo a amparar visivelmente o trabalho desenvolvido.

Palavras-chave : Dedicatórias; Bibliotecas Pessoais; História da Educação; Patrimônio Histórico-Educativo.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )