SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24PATRIMÔNIO DO ESCRITO: cadernos de usos não escolares e as contribuições para a cultura escritaCASOS E HISTÓRIAS DA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL (1928-1935) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

GRIMALDI, Lucas Costa  e  ALMEIDA, Dóris Bittencourt. NARRATIVAS DO ESPAÇO HABITADO: sensibilidades no estudo dos prédios escolares de Porto alegre/rs (1940/1980). Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e99641.  Epub 21-Fev-2020. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/99641.

O presente estudo investiga espaços escolares a partir das narrativas de estudantes de Porto Alegre/RS, no período de 1940 a 1980. Analisaram-se as edificações das seguintes escolas: Colégio Marista Rosário, Colégio Anchieta, Colégio Americano e Colégio Farroupilha. A pesquisa cartografou sensibilidades sobre o espaço vivido pelos estudantes durante a escolarização. Neste estudo, privilegiou-se o exame dos periódicos escolares, fotografias e plantas das edificações, encontrados nas escolas. Além disso, também examinamos o conteúdo discursivo de entrevistas realizadas, tendo como metodologia a História Oral. Para tanto, construíram-se quatro categorias de análise: “O Antigo e o Novo: relações entre os estudantes e os prédios das escolas”; “Entre a vigilância e a diversão: o espaço escolar como elemento curricular”; “A escola como casa: sensações de pertencimento” e, por fim, “A arquitetura escolar e a sensação de liberdade”. Considera-se que os espaços habitados na escola adquirem um lugar de destaque na hora de narrar suas memórias. Estas memórias do espaço habitado trazem evidências para compreender a arquitetura escolar como um elemento central durante a escolarização.

Palavras-chave : história da educação; arquitetura escolar; sensibilidades.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )