SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24NARRATIVAS DEL ESPACIO HABITADO: SENSIBILIDADES EN EL ESTUDIO DE LOS EDIFICIOS ESCOLARES EN PORTO ALEGRE / RS (1940/1980)ACCESIBLE, DESARROLLADA Y RENOVADA: LAS PERSPECTIVAS SOBRE LA ESCUELA PRIMARIA EN EL DISCURSO CIENTÍFICO DE LA REVISTA BRASILEÑA DE ESTUDIOS PEDAGÓGICOS (1950-1971) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

PAULILO, André Luiz. CASOS E HISTÓRIAS DA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL (1928-1935). Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e87354.  Epub 05-Jul-2020. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/87354.

O artigo trata de casos e histórias da atividade docente na capital do Brasil, a partir das discussões em torno da criação do Instituto de Educação importando interrogar a organização da carreira do magistério entre 1928 e 1935. O estudo sugere que os percalços e armadilhas da formação docente pretendida e do recrutamento dos quadros da educação foram vestígios da resistência contra as políticas de reforma da educação pública propostas por Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira.

Palabras clave : professores; formação; profissão docente; políticas de educação.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )