SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24CASES AND HISTORIES OF TEACHING PROFESSIONALISATION IN EDUCATION INSTITUTE FROM CAPITAL OF BRAZIL (1928-1935)PUBLIC SECONDARY EDUCATION IN THE CITY OF RIO GRANDE/RS (1846-1873) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

SILVA, Milena Colazingari da. ACESSÍVEL, DESENVOLVIMENTISTA E RENOVADA: AS PERSPECTIVAS SOBRE A ESCOLA PRIMÁRIA NO DISCURSO CIENTÍFICO DA REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS (1950-1971). Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e89124.  Epub July 05, 2020. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/89124.

O trabalho identificou os temas do debate educacional, travados no âmbito da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, entre 1950 e 1971. No discurso estatal manifesto por seus autores, descortinaram-se preocupações acerca da escola primária; os países tomados como exemplares; a influência dos órgãos internacionais; a concepção pedagógica mais apropriada aos objetivos daquela escola e as medidas políticas tomadas, tendo em vista a organização do ensino primário nacional.

Keywords : escola primária; desenvolvimentismo; escola nova; extensão do ensino; ensino de 1º grau.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )