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História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

SILVA, Milena Colazingari da. ACESSÍVEL, DESENVOLVIMENTISTA E RENOVADA: AS PERSPECTIVAS SOBRE A ESCOLA PRIMÁRIA NO DISCURSO CIENTÍFICO DA REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS (1950-1971). Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e89124.  Epub 05-Jul-2020. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/89124.

O trabalho identificou os temas do debate educacional, travados no âmbito da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, entre 1950 e 1971. No discurso estatal manifesto por seus autores, descortinaram-se preocupações acerca da escola primária; os países tomados como exemplares; a influência dos órgãos internacionais; a concepção pedagógica mais apropriada aos objetivos daquela escola e as medidas políticas tomadas, tendo em vista a organização do ensino primário nacional.

Palabras clave : escola primária; desenvolvimentismo; escola nova; extensão do ensino; ensino de 1º grau.

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