SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24ENTRE EL PODIO Y EL PICADEIRO: EL SPORTSMAN CIRCENSE ZECA FLORIANOLA HISTORIA MAGISTRATIVA DE VITAE EN BRASIL EN EL SIGLO XIX: DARIO VELLOZO Y LAS ENSEÑANZAS DE LA HISTORIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

SALDARRIAGA, Oscar de Jesus  y  REYES, Rafael Galindo. CLÁSSICO OU TÉCNICO? O ENSINO SECUNDÁRIO NA COLÔMBIA, 1903-1956. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e98995.  Epub 05-Jul-2020. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/98995.

Na Colômbia, somente em 1892 se iniciou o sistema educacional nacional moderno-faseado, público e democrático, cruzado por um complexo jogo de tensões, entre elas: Estado e Igreja, setor privado e setor público; concepção humanista-elitista e concepção democrática-diversificado participação dos poderes centrais e elites locais no financiamento, autonomia e uniformidade. O Estado Colombiano insistiu no controle de um sistema hierárquico, no entanto, quando emergiram propostas mais democratizantes, tanto o Estado como as elites intelectuais se recusaram a aceitá-las como um projeto nacional.

Palabras clave : Colômbia; ensino secundário; sistema de instrução pública; educação humanística; escola unificada.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )