SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24CLASSIC OR TECHNICAL? SECONDARY SCHOOL IN COLOMBIA, 1903-1956EDUCATION IN COLONIAL BRAZIL: BIBLIOGRAPHIC REVIEW AND WAYS OF RESEARCH IN THE AMAZON author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

GONCALVES JUNIOR, Ernando Brito  and  RODRIGUES, Vanessa Elisabete Raue. A HISTORIA MAGISTRA VITAE NO BRASIL NO SÉCULO XIX: DARIO VELLOZO E OS ENSINAMENTOS DE HISTORIA. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e95350.  Epub Nov 30, 2020. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/95350.

O presente artigo discute a maneira que Dario Vellozo utilizou a história como uma estratégia de intervenção social. Para darmos conta desse pleito, utilizamos como fonte algumas obras escritas, observando que a história deveria ensinar o presente sobre os erros e acertos do passado para que não ocorressem os mesmos enganos no futuro, nos mesmos moldes da historia magistra vitae, transformando o conhecimento histórico em uma importante faceta do conhecimento cultural para Vellozo.

Keywords : história; conhecimento histórico; história intelectual..

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )