Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
História da Educação
versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459
Resumen
GONCALVES JUNIOR, Ernando Brito y RODRIGUES, Vanessa Elisabete Raue. A HISTORIA MAGISTRA VITAE NO BRASIL NO SÉCULO XIX: DARIO VELLOZO E OS ENSINAMENTOS DE HISTORIA. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e95350. Epub 30-Nov-2020. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/95350.
O presente artigo discute a maneira que Dario Vellozo utilizou a história como uma estratégia de intervenção social. Para darmos conta desse pleito, utilizamos como fonte algumas obras escritas, observando que a história deveria ensinar o presente sobre os erros e acertos do passado para que não ocorressem os mesmos enganos no futuro, nos mesmos moldes da historia magistra vitae, transformando o conhecimento histórico em uma importante faceta do conhecimento cultural para Vellozo.
Palabras clave : história; conhecimento histórico; história intelectual..