SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24¿CLÁSICO O TÉCNICO? EL BACHILLERATO Y LA ENSEÑANZA SECUNDARIA EN COLOMBIA, 1903-1956EDUCACIÓN EN BRASIL COLONIAL: REVISIÓN BIBLIOGRÁFICA Y FORMAS DE INVESTIGACIÓN EN LA AMAZONÍA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

GONCALVES JUNIOR, Ernando Brito  y  RODRIGUES, Vanessa Elisabete Raue. A HISTORIA MAGISTRA VITAE NO BRASIL NO SÉCULO XIX: DARIO VELLOZO E OS ENSINAMENTOS DE HISTORIA. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e95350.  Epub 30-Nov-2020. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/95350.

O presente artigo discute a maneira que Dario Vellozo utilizou a história como uma estratégia de intervenção social. Para darmos conta desse pleito, utilizamos como fonte algumas obras escritas, observando que a história deveria ensinar o presente sobre os erros e acertos do passado para que não ocorressem os mesmos enganos no futuro, nos mesmos moldes da historia magistra vitae, transformando o conhecimento histórico em uma importante faceta do conhecimento cultural para Vellozo.

Palabras clave : história; conhecimento histórico; história intelectual..

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )