SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24CLÁSSICO OU TÉCNICO? O ENSINO SECUNDÁRIO NA COLÔMBIA, 1903-1956A EDUCAÇÃO NO BRASIL COLONIAL: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E CAMINHOS PARA PESQUISAS NA AMAZÔNIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

GONCALVES JUNIOR, Ernando Brito  e  RODRIGUES, Vanessa Elisabete Raue. A HISTORIA MAGISTRA VITAE NO BRASIL NO SÉCULO XIX: DARIO VELLOZO E OS ENSINAMENTOS DE HISTORIA. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e95350.  Epub 30-Nov-2020. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/95350.

O presente artigo discute a maneira que Dario Vellozo utilizou a história como uma estratégia de intervenção social. Para darmos conta desse pleito, utilizamos como fonte algumas obras escritas, observando que a história deveria ensinar o presente sobre os erros e acertos do passado para que não ocorressem os mesmos enganos no futuro, nos mesmos moldes da historia magistra vitae, transformando o conhecimento histórico em uma importante faceta do conhecimento cultural para Vellozo.

Palavras-chave : história; conhecimento histórico; história intelectual..

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )