SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24PRÁCTICAS DE LA EDUCACIÓN DE MÚSICA Y CANCIÓN ORFÓNICA EN EL GIMNASIO PARANAENSE (1931-1961)PUES APRENDIENDO A LEER, HEMOS DE VER: ALFABETIZACIÓN DE ADULTOS EN LAS ESCUELAS RADIOFÓNICAS DE PERNAMBUCO (1961-1966) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

BESEN, Danielly Samara  y  SILVA, Vera Lucia Gaspar da. ASSOCIAÇÃO DO PROFESSORADO CATHARINENSE: HISTÓRIAS, MEIOS DE AÇÃO E COMPOSIÇÃO. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e98273.  Epub 15-Nov-2020. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/98273.

Este artigo traz à cena parte da história da Associação do Professorado Catharinense, criada no final do século XIX, em Santa Catarina. Com base nos estudos de Nóvoa (1991, 2006), toma a organização de associações profissionais como um estágio na consolidação da profissão docente. Utilizando-se da metodologia historiográfica, foram selecionados os seguintes jornais: A Regeneração, Do Comércio e Conservador, que auxiliam na composição de parte da história do associativismo docente em Santa Catarina.

Palabras clave : associativismo docente; organização docente; história da profissão docente; escola obrigatória; Associação do Professorado Catharinense..

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )