SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24ASSOCIAÇÃO DO PROFESSORADO CATHARINENSE: HISTORIES, MEANS OF ACTION AND COMPOSITIONTHE REPRESENTATION OF THE UNIVERSIDAD DE BARCELONA IN NO-DO (1943-1975). ANALYSIS OF HIGHER EDUCATION AS DEPICTED IN THE OFFICIAL TRUTH OF THE FRANCO REGIME author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

ALVES, Kelly Ludkiewicz. POIS APRENDENDO A LER, HAVEMOS DE ENXERGAR: ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS NAS ESCOLAS RADIOFÔNICAS DE PERNAMBUCO (1961-1966). Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e98643.  Epub Nov 15, 2020. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/98643.

A pesquisa investiga a participação das monitoras e monitores na alfabetização dos adultos camponeses e na educação de base, assim como suas práticas nas escolas radiofônicas em Pernambuco, entre 1961 e 1966. Apontamos também os limites impostos ao cotidiano das escolas, pela realidade econômica e social das populações rurais. Investigamos uma mostra de 649 cartas, além de relatórios e materiais para treinamento, produzidos pelo Movimento de Educação de Base (MEB).

Keywords : práticas; alfabetização de adultos; escola radiofônica; cultura escrita..

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )