SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24ASSOCIAÇÃO DO PROFESSORADO CATHARINENSE: HISTORIA, MEDIOS DE ACCIÓN Y COMPOSICIÓNLA UNIVERSIDAD DE BARCELONA EN EL NO-DO (1943-1975): ANÁLISIS DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR A TRAVÉS DE LA VERDAD OFICIAL DEL REGIMEN FRANQUISTA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

ALVES, Kelly Ludkiewicz. POIS APRENDENDO A LER, HAVEMOS DE ENXERGAR: ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS NAS ESCOLAS RADIOFÔNICAS DE PERNAMBUCO (1961-1966). Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e98643.  Epub 15-Nov-2020. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/98643.

A pesquisa investiga a participação das monitoras e monitores na alfabetização dos adultos camponeses e na educação de base, assim como suas práticas nas escolas radiofônicas em Pernambuco, entre 1961 e 1966. Apontamos também os limites impostos ao cotidiano das escolas, pela realidade econômica e social das populações rurais. Investigamos uma mostra de 649 cartas, além de relatórios e materiais para treinamento, produzidos pelo Movimento de Educação de Base (MEB).

Palabras clave : práticas; alfabetização de adultos; escola radiofônica; cultura escrita..

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )