SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24ASSOCIAÇÃO DO PROFESSORADO CATHARINENSE: HISTÓRIAS, MEIOS DE AÇÃO E COMPOSIÇÃOA UNIVERSIDADE DE BARCELONA NO NO-DO (1943-1975). ANÁLISE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR POR MEIO DA VERDADE OFICIAL DO REGIME FRANQUISTA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

ALVES, Kelly Ludkiewicz. POIS APRENDENDO A LER, HAVEMOS DE ENXERGAR: ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS NAS ESCOLAS RADIOFÔNICAS DE PERNAMBUCO (1961-1966). Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e98643.  Epub 15-Nov-2020. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/98643.

A pesquisa investiga a participação das monitoras e monitores na alfabetização dos adultos camponeses e na educação de base, assim como suas práticas nas escolas radiofônicas em Pernambuco, entre 1961 e 1966. Apontamos também os limites impostos ao cotidiano das escolas, pela realidade econômica e social das populações rurais. Investigamos uma mostra de 649 cartas, além de relatórios e materiais para treinamento, produzidos pelo Movimento de Educação de Base (MEB).

Palavras-chave : práticas; alfabetização de adultos; escola radiofônica; cultura escrita..

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )