SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24THE TRANSFER OF NATIONAL PRIMARY SCHOOLS TO THE PROVINCES DURING THE LAST MILITARY DICTATORSHIP IN ARGENTINA (ENTRE RIOS, 1976-1978)BY THE BACKSTAGE OF OECD: CLASHES AND PERSPECTIVES ON EDUCATION AND ECONOMIC DEVELOPMENT (1958-1962) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

FARIA, Ana Carolina Gelmini de. POR UMA EDUCAÇÃO VISUAL A PARTIR DOS OBJETOS: DEBATES SOBRE O MÉTODO DUPLO-MUSEU APLICADO ÀS EXPOSIÇÕES. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e99233.  Epub Nov 15, 2020. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/99233.

Na primeira metade do século XX agentes brasileiros que atuavam no campo dos museus comprometiam-se com o aprimoramento da função social dessas instituições e, nessa perspectiva, a educação em museus protagonizou os debates. Publicações do período revelam estratégias de uma educação para o “povo” por meio dos objetos. O trabalho propõe analisar o Método Duplo-Museu, que tinha por objetivo de estimular a percepção visual dos visitantes e intensificar o valor pedagógico dos objetos nas exposições.

Keywords : campo dos museus; história dos museus; educação em museus; educação visual; Método Duplo-Museu..

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )