SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24LA TRANSFERENCIA DE LAS ESCUELAS PRIMARIAS NACIONALES A LAS PROVINCIAS DURANTE LA ÚLTIMA DICTADURA MILITAR EN ARGENTINA (ENTRE RÍOS, 1976-1978)EN LA TRASTIENDA DE LA OCDE: EMBATES Y PERSPECTIVAS SOBRE EDUCACIÓN Y DESARROLLO ECONÓMICO (1958-1962) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

FARIA, Ana Carolina Gelmini de. POR UMA EDUCAÇÃO VISUAL A PARTIR DOS OBJETOS: DEBATES SOBRE O MÉTODO DUPLO-MUSEU APLICADO ÀS EXPOSIÇÕES. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e99233.  Epub 15-Nov-2020. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/99233.

Na primeira metade do século XX agentes brasileiros que atuavam no campo dos museus comprometiam-se com o aprimoramento da função social dessas instituições e, nessa perspectiva, a educação em museus protagonizou os debates. Publicações do período revelam estratégias de uma educação para o “povo” por meio dos objetos. O trabalho propõe analisar o Método Duplo-Museu, que tinha por objetivo de estimular a percepção visual dos visitantes e intensificar o valor pedagógico dos objetos nas exposições.

Palabras clave : campo dos museus; história dos museus; educação em museus; educação visual; Método Duplo-Museu..

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )