SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24A TRANSFERÊNCIA DAS ESCOLAS PRIMÁRIAS NACIONAIS PARA AS PROVÍNCIAS DURANTE A ÚLTIMA DITADURA MILITAR NA ARGENTINA (ENTRE RIOS, 1976-1978)PELOS BASTIDORES DA OCDE: EMBATES E PERSPECTIVAS SOBRE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (1958-1962) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

FARIA, Ana Carolina Gelmini de. POR UMA EDUCAÇÃO VISUAL A PARTIR DOS OBJETOS: DEBATES SOBRE O MÉTODO DUPLO-MUSEU APLICADO ÀS EXPOSIÇÕES. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e99233.  Epub 15-Nov-2020. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/99233.

Na primeira metade do século XX agentes brasileiros que atuavam no campo dos museus comprometiam-se com o aprimoramento da função social dessas instituições e, nessa perspectiva, a educação em museus protagonizou os debates. Publicações do período revelam estratégias de uma educação para o “povo” por meio dos objetos. O trabalho propõe analisar o Método Duplo-Museu, que tinha por objetivo de estimular a percepção visual dos visitantes e intensificar o valor pedagógico dos objetos nas exposições.

Palavras-chave : campo dos museus; história dos museus; educação em museus; educação visual; Método Duplo-Museu..

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )