Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
História da Educação
versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459
Resumen
PINTO, Neuza Bertoni. O CURRÍCULO ESCOLAR SOB O OLHAR DA HISTÓRIA CULTURAL E A MODERNIZAÇÃO DO ENSINO DA ARITMÉTICA NA ESCOLA PRIMÁRIA PARANAENSE NO INÍCIO DO SÉCULO XX. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e99392. Epub 05-Jul-2020. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/99392.
Sob o olhar da história cultural, este artigo analisa disputas sobre finalidades e métodos para ensinar Aritmética nas escolas primárias paranaenses, divulgadas pela revista A Escola, periódico que circulou no estado, no início do século XX. Destaca-se discursos emitidos por intelectuais defensores de um ensino primário laico e gratuito, em que a questão principal, para além da ordem pedagógica, era também de ordem social e política, um aspecto geralmente ausente nas diretrizes curriculares.
Palabras clave : história do currículo; história cultural; história das disciplinas escolares; finalidades da aritmética; método de ensino da aritmética.