SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24THE SCHOOL CURRICULUM: A CULTURAL HISTORY VIEWPOINT AND THE MODERNIZATION OF THE ARITHMETICS TEACHING IN PARANÁ’S STATE PRIMARY SCHOOLS IN THE EARLY XXTH CENTURYMANUALS IN BUENOS AIRES (1967-1987) IN THE SEARCH FOR A “SCHOOL VULGATE”: A NARRATIVE OF A RESEARCH INITIATION PROCESS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

VALENTE, Wagner Rodrigues  and  SILVA, Maria Célia Leme da. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CURSO PRIMÁRIO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e99350.  Epub July 05, 2020. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/99350.

O artigo sintetiza resultados de pesquisas que vêm sendo desenvolvidas sobre as transformações do ensino de matemática para o curso primário e a matemática presente na formação de professores, desde o século XIX até meados do século XX no Brasil. Problematiza-se o entendimento das relações entre o campo disciplinar matemático e a pedagogia, confirmando a hipótese teórica de que as articulações entre os dois campos produzem matemáticas de naturezas diferentes e articuladas entre si.

Keywords : formação de professores; curso primário; matemática a/para ensinar; método intuitivo; Escola Nova.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )