Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
História da Educação
versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459
Resumo
VALENTE, Wagner Rodrigues e SILVA, Maria Célia Leme da. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CURSO PRIMÁRIO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e99350. Epub 05-Jul-2020. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/99350.
O artigo sintetiza resultados de pesquisas que vêm sendo desenvolvidas sobre as transformações do ensino de matemática para o curso primário e a matemática presente na formação de professores, desde o século XIX até meados do século XX no Brasil. Problematiza-se o entendimento das relações entre o campo disciplinar matemático e a pedagogia, confirmando a hipótese teórica de que as articulações entre os dois campos produzem matemáticas de naturezas diferentes e articuladas entre si.
Palavras-chave : formação de professores; curso primário; matemática a/para ensinar; método intuitivo; Escola Nova.

