SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24HISTORY OF MATHEMATICS EDUCATION IN PRIMARY SCHOOL AND IN TEACHER TRAINING IN BRAZILCOMPLEMENTARY EDUCATION SPACES OF VENEZUELAN MATHEMATICS EDUCATORS. CASE: VENEZUELAN SCHOOL FOR THE TEACHING OF MATHEMATICS - EVEM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

DERIARD, Alejandra. MANUAIS EM BUENOS AIRES (1967-1987) NA BUSCA DE UMA “VULGATA ESCOLAR”: UMA NARRATIVA DE UM PROCESSO DE INICIAÇÃO EM PESQUISA. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e99373.  Epub July 05, 2020. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/99373.

Este artigo mostra os resultados de uma experiência de iniciação à pesquisa de um grupo de futuros professores de Matemática, na busca de regularidades nos manuais escolares das escolas primárias de Buenos Aires (1967-1987). As conclusões do trabalho indicam que, durante o período mencionado, foi transmitida através dos manuais uma “vulgata escolar”, com uma inclusão única dos tópicos relacionados à teoria dos conjuntos, através dos quais as crianças foram iniciadas no sistema de numeração e no estudo de operações aritméticas.

Keywords : manual; vulgata; primário; matemática.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )