SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24A DIFUSÃO DE JOGOS DA MAISON DES PETITS EM ESPANHA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

MATOS, José Manuel  e  RODRIGUES, Alexandra Sofia. A MATEMÁTICA NA AULA, UM ESTUDO HISTÓRICO ICONOGRÁFICO. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e99597.  Epub 05-Jul-2020. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/99597.

Estudar historicamente representações de aulas centradas na matemática revela metodologias de ensino subjacentes, teorias de aprendizado e inovações tecnológicas. Este estudo iconográfico baseia-se em imagens de livros didáticos, revistas ou coleções de colecionadores desde os tempos medievais até meados do século XX. Utilizando um paradigma interpretativo, envolvendo pesquisa histórica e documental, buscamos as perspectivas de ensino e aprendizagem de matemática subjacentes a esses dados.

Palavras-chave : aula de matemática; iconografia; cultura da aula; história da educação matemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )