SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25THE INSTRUCTION OF GIRLS IN THE SANTA TERESA ASYLUM (MARANHÃO/ 1856 - 1871)BRAZILIAN HYGIENE: THE LESSONS OF BELISÁRIO PENNA FOR THE NORMAL SCHOOLS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

FERNANDEZ-ANTON, Estefanía. A MULHER CASADA E O PAPEL DA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL: ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DA ESCOLA MODERNA (1901-1917). Hist. Educ. [online]. 2021, vol.25, e100443.  Epub Apr 30, 2021. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/100443.

Desde este documento procuramos identificar a realidade da mulher casada desde 1901 a 1917 nas publicações da Escola Moderna e identificar o valor que a educação tinha para o seu desenvolvimento pessoal. Para isso, baseamos-nos na revisão do Boletim da Escola Moderna desde o ano 1901 até 1903 e em outras publicações (conferências, contos, folhetins, obras dramáticas, etc.) que vão até 1917. Os resultados obtidos indicam-nos que as publicações racionalistas defendiam que a mulher contraísse casamento por amor e que este fosse um vínculo que não gerasse submissão.

Keywords : Escola Moderna; educação feminina; casamento..

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )