SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25INSTRUCCIÓN DE NIÑAS EN EL ASILO DE SANTA TERESA (MARANHÃO / 1856 - 1871)HIGIENE BRASILEÑA: LECCIONES DE LA PENA DE BELISÁRIO PARA ESCUELAS NORMALES. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

FERNANDEZ-ANTON, Estefanía. A MULHER CASADA E O PAPEL DA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL: ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DA ESCOLA MODERNA (1901-1917). Hist. Educ. [online]. 2021, vol.25, e100443.  Epub 30-Abr-2021. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/100443.

Desde este documento procuramos identificar a realidade da mulher casada desde 1901 a 1917 nas publicações da Escola Moderna e identificar o valor que a educação tinha para o seu desenvolvimento pessoal. Para isso, baseamos-nos na revisão do Boletim da Escola Moderna desde o ano 1901 até 1903 e em outras publicações (conferências, contos, folhetins, obras dramáticas, etc.) que vão até 1917. Os resultados obtidos indicam-nos que as publicações racionalistas defendiam que a mulher contraísse casamento por amor e que este fosse um vínculo que não gerasse submissão.

Palabras clave : Escola Moderna; educação feminina; casamento..

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )