SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25A INSTRUÇÃO DE MENINAS NO ASILO DE SANTA TERESA (MARANHÃO/ 1856-1871)HIGIENE BRASILEIRA: AS LIÇÕES DE BELISÁRIO PENNA PARA AS ESCOLAS NORMAIS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

FERNANDEZ-ANTON, Estefanía. A MULHER CASADA E O PAPEL DA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL: ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DA ESCOLA MODERNA (1901-1917). Hist. Educ. [online]. 2021, vol.25, e100443.  Epub 30-Abr-2021. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/100443.

Desde este documento procuramos identificar a realidade da mulher casada desde 1901 a 1917 nas publicações da Escola Moderna e identificar o valor que a educação tinha para o seu desenvolvimento pessoal. Para isso, baseamos-nos na revisão do Boletim da Escola Moderna desde o ano 1901 até 1903 e em outras publicações (conferências, contos, folhetins, obras dramáticas, etc.) que vão até 1917. Os resultados obtidos indicam-nos que as publicações racionalistas defendiam que a mulher contraísse casamento por amor e que este fosse um vínculo que não gerasse submissão.

Palavras-chave : Escola Moderna; educação feminina; casamento..

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )