SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25HIGIENE BRASILEÑA: LECCIONES DE LA PENA DE BELISÁRIO PARA ESCUELAS NORMALES.EDUCACIÓN ESCOLAR DE POMERANOS Y DESCENDIENTES EN SANTA MARIA DE JETIBÁ (ES) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

VASQUEZ, Carola Gabriela Sepúlveda. GABRIELA MISTRAL: AUTOEXÍLIO, DANÇAS DE RODA, RECADOS E EXPERIÊNCIAS POSTAS EM CIRCULAÇÃO COMO FORMA DE EDUCAÇÃO. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.25, e101202.  Epub 30-Abr-2021. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/101202.

Neste trabalho tenta-se compreender o autoexílio de Gabriela Mistral como uma experiência fundamental na sua vida, o que lhe permitiu criar movimentos compreendidos metaforicamente na figura de danças de roda. As rodas apresentam uma possibilidade de releitura, em termos simbólicos e políticos, da figura e da obra de Mistral, pois permitem pôr em tensão algumas das leituras oficiais que se fizeram delas. Compreendem-se as rodas como espaço de resistência, onde Mistral uniu diferentes vozes (alheias e próprias) para criar seus cantos e dançar nessa união com outros(as), estabelecendo diferentes conexões, por meio de suas viagens, interações, escrita de si e das mensagens como Recados que entregava na roda, as quais transmitiam suas experiências e enviavam convites para sentir, refletir e circular.

Palabras clave : Gabriela Mistral; autoexílio; danças de roda; experiências; educação.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )